Fone: (16) 99228-3190

As tendências para construção civil em 2020 estão ligadas sobretudo à inovação e ao meio ambiente, assim como à busca de qualidade de vida, tanto da equipe quanto de quem irá usufruir das obras.

Com a proximidade do fim do ano, muitos projetos começam a ser planejados visando as melhores oportunidades do ano que virá.

Neste artigo trouxemos cinco tendências que irão fazer seus projetos alcançarem mais sucesso em 2020. Acompanhe e boa leitura.

CINCO TENDÊNCIAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2020

Muitos foram os acontecimentos em 2019 que movimentaram o setor da construção civil.

Desde a economia nacional até as novidades tecnológicas. Entretanto, a expectativa para 2020 é de inovação e projetos voltados ao meio ambiente.

Trabalhadores em obra ilustram as tendências para a construção civil no Brasil em 2020

Após um longo período de queda, o setor passa a dar sinais de melhora e já é possível perceber mais otimismo por parte dos empresários do ramo.

Por causa da crise, todos aqueles que atuam no setor tiveram que se reinventar e apostar na criatividade para superar as dificuldades.

Baseado nessa criatividade, acompanhe as cinco maiores tendências para construção civil em 2020.

  1. Sustentabilidade

A busca pelo desenvolvimento sustentável é uma das grandes tendências da construção civil em 2020.

Projetos que visem a diminuição de atritos ao meio ambiente, desde a escolha da matéria-prima, como o descarte dos resíduos até a usabilidade dos projetos, serão cada vez mais destaques no próximo ano.

Levando em conta, por exemplo, que o concreto figura entre um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2), o uso de material reciclado nas obras é uma opção viável.

Isso porque tal utilização, em geral, é capaz de reduzir as emissões, ao mesmo tempo que não interfere na qualidade e na segurança das edificações, além de oferecer vantagens no que se refere às relações de custo-benefício.

CONFIRA O E-BOOKGUIA COMPLETO E GRATUITO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL

A construção de casas pré-fabricadas também faz parte das tendências sustentáveis para 2020.

É preciso ressaltar ainda que, com os pré-fabricados, a necessidade de mão de obra, um dos maiores custos da construção civil, também diminui consideravelmente.

  1. Casas modulares

As construções modernas estão cada vez mais utilizando em sua estrutura modos não convencionais de construção, como os contêineres e módulos habitacionais.

Essas estruturas metálicas agregam valor à construção civil por sua economia, sustentabilidade e praticidade, principalmente por conta da instabilidade econômica que ainda se mantém no país.

Já o módulo habitacional apresenta uma característica mais flexível.

Pode ser facilmente adaptado a projetos, montado e desmontado no local, englobando acabamentos mais refinados com painéis termoacústicoslayout personalizado, chapas texturizadas e galvanização.

  1. Projetos em containers

Projetos incríveis de container vêm crescendo no Brasil, nas mais diversas regiões, não implicando se instaladas em estados quentes ou frios.

Isso só é possível porque os containers contam com isolamento térmico e acústico, aspectos que garantem melhor harmonia e bem-estar.

Uma das tendências para construção civil em 2020, os projetos em containers permitem construções alternativas de acordo com projetos personalizados, pensados exclusivamente para o que você deseja.

Empreendimentos comerciais ou industriais, banheiros, residências, cozinhas industriais e estruturas para eventos de diferentes portes fazem parte das soluções entregues.

  1. Lean Construction

Pensando em melhorias em relação a atrasos, desperdícios e até mesmo à logística de uma obra, muitos gestores, no mundo todo, estão aplicando o método Lean Construction ou, simplesmente, construção enxuta.

Em uma metodologia que visa planejamento e controle, o canteiro de obras e o processo de produção tornam-se organizados e producentes por meio do método Lean Construction.

Certamente, com todas essas características, os projetos baseados na metodologia Lean fazem parte das tendências da construção civil em 2020.

QUER PREPARAR MELHOR SUA EQUIPE PARA 2020? CONFIRA NOSSO MATERIAL SOBRE CANTEIROS DE OBRAS!

Ebook gratis: como organizar o seu canteiro de obras para 2020. Baixe agora!

A máxima da metodologia da construção enxuta é, de fato, eliminar aquilo que está a mais.

Ao adotar o Lean Construction, os gestores desejam otimizar o passo a passo, tornando o fluxo de trabalho mais direto.

Assim, a eficiência construtiva dos processos pode ser melhorada, principalmente pela redução ou eliminação de atividades como transporte, espera, processamento e inspeção.

  1. BIM: modelagem 3D

O uso da realidade aumentada, a visualização de um item virtual em 3D, a partir de um objeto da realidade que tenha uma marca de referência, possibilita a experiência de conceber cômodos ou um prédio inteiro em tamanho real antes de a obra ter início.

A tecnologia 3D não é usada apenas na realidade aumentada, sendo importante também para o processo de projeção e modelamento físico dos empreendimentos.

Programas computacionais desenvolvidos para facilitar a criação e a gestão de projetos estruturais são indispensáveis na área da engenharia civil.

Como uma das principais tendências da engenharia civil para 2020, os softwares são fundamentais para a execução técnica e financeira de uma obra.

Um exemplo é a tecnologia BIM (Building Information Model ou, em português, Modelagem de Informações da Construção).

ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS PARA O PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2020

O profissional da construção civil precisa estar atualizado constantemente. As novas tecnologias são o carro-chefe para o próximo ano, e manter-se a par dessas inovações é fundamental.

A utilização de drywall, tintas e tijolos ecológicos, tecnologia para construção como steel frameentre outros, faz parte das tendências para a construção civil em 2020, e os profissionais desta área precisam estar atentos.

Outra maneira de buscar esse conhecimento é por meio dos eventos que acontecem por todo o Brasil.

Acompanhe a seguir alguns dos principais eventos que irão movimentar o setor em 2020.

Compartilhe